sábado, 5 de junho de 2010

Um VCC Eletrico - 1º Tentativa

Já a algum tempo tentei construir um modelo de Vcc eletrico (voo circular controlado), na epoca tentei usar um motor parma de autorama e baterias de celular, o modelo pode ser visto no link http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=12129&highlight=vcc . Era um modelo tipo P51 mas que não voou, as baterias incharam e quase explodiram depois de alguns segundos de motor ligado, eu também não tinha um carregador apropriado para elas, então, uma gambiarra só.

Algum tempo depois Alexandre Magalhães me fez sob encomenda um temporizador para uso com motores eletricos, infelizmente na epoca eu só tinha um motor eletrico muito fraquinho que não foi capaz de levar o modelo, agora, cerca de 4 anos depois, vou tentar novamente um VCC eletrico, desta vez com um motor bem mais forte, e também uma bateria maior.

O Temporizador é de simples funcionamento, um trimpot regula a potencia do motor, o outro o tempo de voo que vai de 1 segundo a 10 minutos, um jumper interliga a fase de configuração da fase de temporizador, com o jumper montado é possivel regular a potencia do motor, sem entra a fase de temporização, 1 toque no botão, a helice gira para dizer que o sistema está ligado, começa a contagem de 10s para que então se dispare o motor na regulagem pré-determinada pelo tempo regulado, quando terminar o tempo, o motor terá a potencia reduzida pela metade para o pouso. O funcionamento e esquema do temporizador pode ser visto no link http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48965&highlight=vcc .

Espero que funcione bem, o modelo é um projeto de meu tio Sylvio, é um modelinho de balsa para motores .15 construido na decada de 80 que havia sido aposentado a tempos.

Detalhe do motor e bateria.

Temporizador desenvolvido pelo Alexandre a uns 4 anos.

Prototipo de Vcc eletrico, se funcionar, vou construir um melhor para acrobacias FAI.
Abraço,
Estevam

Um comentário:

tiago pedroso disse...

estevam ,achei bem da hora