terça-feira, 22 de junho de 2010

Dimmer para cortador de Isopor!

Fala Galera!!

Segue o tutorial para construir um dimmer para utilizar em um cortador de isopor e ligar em 127 Volts. Não ou focar no cortador em si ( arco, fio , etc ) mas sim no dimmer. O arco eu fiz em madeira com 60 cm de vão livre, e o fio eu utilizei fio de aço inox, com 0.25mm de espessura. Qualquer loja de pesca vende. Não sei se com fio mais grosso ou outros tipos de fio, o dimmer que vamos fazer vai aguentar! Eu não testei nenhum outro tipo. Porém usando este fio, pode-se fazer um cortador com mais de 1 metro de vão livre por que com 60 cm de vão, sobra potência...

O fio eu comprei (aqui em Limeira ) na Limernáutica, no Pq Egisto Ragazzo. Custou 2,50 um rolo com 10 metros.

Vamos colocar a mão na massa.

Material necessário : (compre em lojas de eletrônica )


1 Triac BTA416008
1 Potenciômetro 500k
1 Capacitor 22n
1 Capacitor 47n
1 Diac DB3 C531
2 Resistências ( ver as fotos abaixo )


Meio metro de termoretrátil bem fino... ( como eu não tinha placa de circuito, fiz utilizando o termoretrátil para isolamento dos componentes. )

Custo aproximado : R$ 14,00


Eu não manjo praticamente nada de eletrônica, por isso pode ter algum nome ou especificação estranha ai.. mas eu coloquei fotos abaixo de todos os componentes. Por exemplo as resistências, é indispensável ver as fotos para analizar as listras coloridas para comprar as resistências corretas.

Componentes :













Triac















Montagem





Se tiverem como fazer uma plaquiha, fica melhor, mas se não tiverem é só seguir o esquema abaixo e ir soldando os componentes um nos outros, foi assim que eu fiz e por isso utilizei o termoretrátil, para isolar tudo.



No Potenciômetro vai sobrar uma "perna" mesmo...



Para diferenciarem a resistência R1 da R2, vejam as fotos abaixo :









Gasto total e o Dimmer pronto!



Agora muita atenção!!!!!!!!!!!! Ligando em 127v, se você encostar no fio, pode se machucar, além de queimar vai tomar um tremendo choque.


Os dois fios que saem do Triac são ligados assim : uma ponta você liga no 127v, e a outra vai para o fio de corte do cortador. Resumindo, um fio da rede elétrica vai direto para o cortador e o outro passa pelo dimmer. CUIDADO PARA NÃO LIGAR OS DOIS FIOS QUE SAEM DO TRIAC NA REDE ELÉTRICA!!! Se ficarem com dúvidas eu explico melhor! rsrs.



Como eu disse, não manjo nada de eletrônica! Só coloco fogo na casa!



Vejam o vídeo do cortador fucionando com o dimmer. Escutem o barulho que o fio de corte faz.. kkkk



Ahh uma dica muito importante! Quando forem ligar o dimmer, deixe ele com a potência no mínimo ( gire tudo no sentido anti horário ) e após ligar na rede elétrica vá girando no sentido horário para aumentar a potência, bem lentamente, mas BEM LENTAMENTE mesmo, pois a hora que o fio esquentar será de uma vez, e se você for muito rápido, o fio se rompe.



Esquema para ligar o dimmer. Vejam que o fio que vem da rede - 127v - , uma ponta vai direto para o cortador e a outra ponta passa pelo dimmer. Na foto acima, as garrinhas tipo jacaré simulam o cabo que irá para o cortador.


8 comentários:

Estevam Cavazin disse...

Legal, muito legal mesmo! Só faltou mesmo a ligação final com um desenho igual vc fez para o resto. Tá de Parabéns Marcio!!! Vou fazer esse esquema pra mim!

Marcio disse...

opa!! Valeu Estevam! eu montei um hoje... não demorei meia hora pra fazer.. ficou legal! rsr Falou!

Fabião disse...

mas não vendem dimer que de este mesmo resultado? e a fonte de pc que vc usou?

Marcio disse...

Fala Fábio! A fonte de pc eu não consegui arrumar.. ja o dimmer vende sim, mas você precisa falar que vai instalar em chuveiro.. Se colocar o dimmer de lâmpada, esses de 300 ou 500 watts, queima na hora o dimmer. Antes de comprar os componentes eu fui na elétrica gilmar ver se tinha o dimmer para chuveiro.. mas não tinham.. e com certeza comprar um pronto fica mais caro do que as peças..mas e a satisfação de construir um.. não conta?? ahuahua é quase como construir um aero! kkkk

Fabião disse...

domingo vc me passa o endereço p/ comprar os componentes

Estevam Cavazin disse...

Fabium, é na casa das antenas, em frente da Music Way... pelo menos é o que está na nota fisca acima.. hehehee

rita disse...

fiz e deu certo, mas gostaria de saber o que precissa mudar para ligar em 220v, alguem pode me ajudar?

fabricio pimentel disse...

Esse esquema pode ser ligado em uma fonte de pc?